playoffs NBB hj

04/05/2010 09:10

Vamos Fla  !!!!!!!!!!!!

 

NBB - Playoffs de semifinais começam nesta terça-feira

Os quatro primeiros colocados na fase de classificação do NBB estão na disputa para chegar à final. O Universo enfrenta o Minas e o Flamengo joga contra o Franca.

Apenas quatro equipes ainda estão na disputa da segunda edição do NBB. Coincidentemente, os quatro primeiros colocados da fase de classificação conseguiram chegar aos playoffs de semifinais e, agora, lutam pelas duas vagas da final. Nesta terça-feira, o Universo/BRB/Financeira Brasília enfrenta o Pitágoras/Minas, às 19h, em Belo Horizonte, e o Flamengo joga diante do Vivo/Franca, às 21h, em Franca. Ambos os jogos serão transmitidos pelo Sportv. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding.

O primeiro confronto das semifinais é uma repetição do primeiro NBB. Na temporada passada, o Universo superou o Minas nessa mesma fase, por 3 a 1, e chegou à final da competição. No entanto, a última vez que as equipes se enfrentaram, os mineiros surpreenderam o time de Brasília na casa deles, por 96 a 77. "O campeonato vem apresentando um equilíbrio muito grande. A expectativa é de manter o mesmo desempenho que tivemos contra o Bauru (nas quartas de final), pois o Minas é um adversário tradicional e composto por jogadores de qualidade", afirmou o ala/pivô do Universo, Guilherme Giovannoni.

O time de Brasília aposta na experiência de seus atletas e num forte sistema defensivo, que sempre visa a saída para o contra-ataque. O ala Alex e o ala/pivô Guilherme Giovannoni são os grandes nomes do ataque brasiliense. No entanto, o coletivo é que se sobressai na equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira. Os armadores Valtinho e Nezinho, o ala Arthur e o pivô Estevam são os outros jogadores que fazem a diferença no elenco.

Os mineiros chegam muito motivados a essa semifinal, principalmente, porque a equipe busca disputar uma decisão inédita. "O Minas mostrou uma atitude vencedora nas quartas de final, de uma equipe que queria muito passar para a próxima fase da competição. Tudo isso é fruto de um trabalho de vários anos que o Minas tem feito e o intuito é de chegar, pela primeira vez, em uma final nacional", afirmou o técnico do Minas, Flávio Davis.

O Minas confia na liderança do armador argentino Facundo Sucatzky líder em assistências no NBB, com média de 8,9 por partida, e na consistência da dupla formada pelos pivôs Murilo e Drudi. Ambos aparecem entre os 15 primeiros cestinhas do campeonato e, ainda, estão na lista dos três melhores reboteiros.

Na outra semifinal, Flamengo e Franca demonstraram um forte equilíbrio nas duas ocasiões que se enfrentaram nesta temporada. Cada uma das equipes venceu o confronto como mandante. Por esse motivo, o respeito entre os jogadores e comissões técnicas é mútuo. "Nosso adversário é bastante tradicional e conta com jogadores renomados. Esta série deve ser marcada pelo equilíbrio. Temos a pequena vantagem de fazer mais jogos em casa, mas isso não garante nada. Temos que jogar forte, seja no Rio de Janeiro ou em Franca", disse o ala/pivô do time carioca, Jefferson, que ainda é dúvida para o primeiro jogo, pois sofreu uma lesão no pé.

O Franca também sofre com algumas lesões importantes para a disputa da semifinal. Os alas Vitor Benite e Tony Stockman, dois dos cinco cestinhas da equipe não devem atuar nessa fase dos playoffs. Mesmo assim, os francanos estão confiantes de que podem chegar à final do NBB. "Esperamos uma série bastante equilibrada como foi todo o campeonato. O Flamengo tem um poder ofensivo muito forte, mas demonstrou nessa competição que também sabe marcar muito bem. Por isso, temos que ter paciência no ataque, trabalhar bem a posse de bola", comentou o armador do Franca, Helinho. "E a defesa que é nosso porto seguro, nosso carro-chefe, tem que funcionar bem para que possamos vencer", completou.

Os destaques desse confronto entre cariocas e paulistas vão para os alas Marcelinho, do Flamengo, e Márcio, do Franca, cestinhas de seus respectivos times. Marcelinho, que lidera as estatísticas de pontos em todo NBB, elevou seu jogo nas quartas de final e terminou a série contra o São José com um duplo-duplo de média, 29,6 pontos e 10,3 rebotes. E Márcio foi o grande nome do time francano na classificação para as semifinais contribuindo com 19,3 pontos por partida.


Veja a programação dos playoffs de semifinais do NBB:

(1º) Universo/BRB/Financeira Brasília x Pitágoras/Minas (4º)
Jogo 01 - 04/05 (terça-feira), às 19h, em Belo Horizonte (MG)
Jogo 02 - 07/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF)
Jogo 03 - 08/05 (sábado), às 18h30, em Brasília (DF)
Jogo 04 - 11/05 (terça-feira), às 19h, em Belo Horizonte (MG) - se necessário
Jogo 05 - 14/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF) - se necessário

(2º) Flamengo x Vivo/Franca (3º)
Jogo 01 - 04/05 (terça-feira), às 21h, em Franca (SP)
Jogo 02 - 07/05 (sexta-feira), às 21h, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 03 - 08/05 (sábado), às 20h30, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 04 - 11/05 (terça-feira), às 21h, em Franca (SP) - se necessário
Jogo 05 - 14/05 (sexta-feira), às 21h, no Rio de Janeiro (RJ) - se necessário