1ª confrontos da semi final

05/05/2010 13:44

Clique na imagem para fazer o Donwload...
O Universo impôs seu ritmo de jogo a partir do segundo tempo e chegou à vitória.

Alta | Web
Hugo Resende/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
O pivô Murilo foi um dos destaques do Minas com um duplo-duplo.

Alta | Web
Newton Nogueira/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Os francanos só passaram à frente no placar no último quarto.

Alta | Web
Newton Nogueira/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
O Franca homenageou o ala Rogério por seus 10 anos defendendo o clube.

Alta | Web

NBB - Universo vence fora e Franca se garante em casa

O time de Brasília abriu 1 a 0 na série semifinal diante do Minas e o Franca venceu o Flamengo de virada e também saiu na frente nos playoffs.

Universo/BRB/Financeira Brasília e Vivo/Franca começaram bem a série semifinal dos playoffs do NBB. Nesta terça-feira, o time da capital federal venceu, fora de casa, a primeira partida da disputa diante do Pitágoras/Minas, por 106 a 97, e os paulistas superaram o Flamengo, por 90 a 82, e também abiram 1 a 0. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding.


Universo vence fora de casa

O armador Nezinho e o ala/pivô Guilherme Giovannoni foram os grandes nomes do Universo no primeiro jogo da série, com 26 e 25 pontos, respectivamente. Os mineiros Murilo e Sucatzky também se destacaram na partida ao marcarem um duplo-duplo cada um. O pivô teve 26 pontos e 12 rebotes e o armador terminou a partida com 18 pontos e 11 assistências.

Com uma sequência de um arremesso de 3 pontos do ala/pivô Leandro e seis pontos consecutivos do pivô Drudi, o Minas abriu 9 a 3 no início do jogo. Isso obrigou o técnico do Universo, Lula Ferreira, a pedir um tempo. A pausa ajudou seus comandados a mudarem a postura, principalmente na defesa, e o time de Brasília voltou para a quadra melhor. Mesmo assim, os mineiros continuaram no controle da partida. Após mais seis pontos seguidos do pivô Murilo, os mandantes abriram oito pontos no placar (24 a 16). Porém, o armador do Universo, Valtinho, acertou dois arremessos de fora, que deixaram sua equipe perdendo por pouco no primeiro quarto, 28 a 24.

A partida ficou equilibrada no período seguinte. Com menos de três minutos jogados, o armador do Universo, Nezinho, empatou o jogo numa bola de 3 pontos (34 a 34). Momentos depois, os brasilienses passaram à frente, pela primeira vez, com uma bandeja em contra-ataque do pivô Marcio Cipriano (38 a 37). As equipes trocaram a liderança no placar algumas vezes, mas no fim do segundo quarto, os visitantes que foram para o vestiário com a vitória por 56 a 51. "No começo não fizemos uma boa defesa, mas quando voltamos a marcar bem pudemos puxar os contra-ataques e aproveitar o bom aproveitamento nos arremessos de 3 pontos para abrir uma boa vantagem", afirmou o Valtinho. O Universo acertou sete dos 11 tiros de fora no primeiro tempo (64%).

O time de Brasília continuou com um bom aproveitamento nos 3 pontos nos dois últimos quartos. Foram oito bolas convertidas em 16 tentativas (50%). Dessa maneira, o Universo foi tomando conta da partida. Os mineiros, por outro lado, apostaram no pivô Murilo, que marcou 18 pontos no segundo tempo e dominou o garrafão adversário. Com menos de dois minutos para o fim do jogo, o ala/pivô Guilherme Giovannoni acertou um tiro de fora que deixou os brasilienses com uma vantagem de sete pontos no placar (102 a 95). E o Minas não foi capaz de se recuperar. "Foi uma vitória importantíssima. Fizemos um grande jogo, mas não está nada ganho. Ainda precisamos de mais dois jogos pra fechar a série", disse Nezinho.

As duas equipes voltam a se enfrentar, nesta sexta-feira, na disputa do Jogo 02 da série, em Brasília. No dia seguinte, Universo e Minas já fazem o terceiro jogo dessa semifinal. "Sabíamos que seria difícil. Eles têm uma grande equipe, mas ainda temos chances. Vamos para Brasília em busca de pelo menos uma vitória e tentar trazer a série de volta para cá", afirmou Murilo.


De virada, Franca se garante em casa

A vitória do time francano foi dedicada ao ala Rogério, que celebrou nessa ocasião seu 10º ano vestindo a camisa do clube. Essa foi a 745ª partida do atleta. "Foi uma vitória muito especial. Estou muito feliz e honrado de poder fazer parte da história do basquete do Franca", disse o jogador. Ele foi um dos cestinhas da partida, com 20 pontos, atrás somente do seu companheiro, o ala Márcio, que anotou 22, e do rival, o ala Marcelinho, principal pontuador do jogo, 28.

Como todos esperavam, a partida começou bastante equilibrada. As equipes trocaram cestas durante boa parte do primeiro quarto. Somente faltando três minutos para o fim da etapa inicial é que o Franca conseguiu abrir uma pequena vantagem. Após uma bola de três pontos do armador Helinho e uma bandeja em contra-ataque do ala Márcio, os francanos fizeram 14 a 10. O Flamengo não se intimidou com o bom momento do adversário nem com a pressão da torcida e, logo, respondeu com duas bolas de fora, uma do ala Duda e outra do armador Hélio (16 a 14). No fim do período, os cariocas ainda ampliaram o placar para 24 a 14.

No retorno para o segundo quarto, o Flamengo continuou a pressão para cima do Franca. O armador Hélio manteve o bom aproveitamento na linha dos três e liderou a equipe a abrir uma diferença de 17 pontos no marcador (37 a 20). Com o apoio dos 3,5 mil torcedores que lotaram o Ginásio Pedrocão, o time da casa foi tirando a vantagem aos poucos e foi para o intervalo perdendo por 43 a 35.

No terceiro quarto, após uma bola de 3 pontos do armador Helinho e uma bela enterrada do ala Márcio, o Franca encostou no placar (49 a 43) e levou a torcida à loucura. Outro momento que empolgou os fãs foi a entrada do ala norte-americano Tony Stockman, que se recuperou de uma lesão na mão direita e fez sua estreia nos playoffs. Com tudo isso, o Flamengo não deixou de jogar e manteve o ritmo em quadra, encerrando o período ainda na frente, 61 a 55.

Logo no início da última etapa, Jefferson e Duda, com uma bola de 3 pontos cada um, ampliaram o placar para os cariocas (67 a 55). Porém, logo em seguida, o Franca cresceu no jogo. Ricardo acertou uma sequência de ganchos dentro do garrafão, Márcio, uma bola de três pontos, e Rogério encerrou com uma bandeja no contra-ataque que colocou os donos da casa pela primeira vez na liderança (71 a 68). Os francanos assumiram o controle da partida e deram o golpe final com um pouco mais de um minuto no relógio, quando Rogério acertou uma bola de fora seguida de falta, aumentando a vantagem para sete pontos (78 a 71).

Agora, Franca e Flamengo fazem os Jogos 02 e 03 da série semifinal dos playoffs do NBB, nesta sexta-feira e sábado, no Rio de Janeiro. "Temos que fazer o que eles fizeram aqui: Pressionar o adversário até o fim. O mando de quadra faz a diferença nos playoffs e nós temos essa vantagem de poder jogar três jogos no nosso ginásio", afirmou o ala Duda.


Veja a programação dos playoffs de semifinais do NBB:

(1º) Universo/BRB/Financeira Brasília 1 x 0 Pitágoras/Minas (4º)
Jogo 01 - Universo 106 x 97 Minas, em Belo Horizonte (MG)
Jogo 02 - 07/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF)
Jogo 03 - 08/05 (sábado), às 18h30, em Brasília (DF)
Jogo 04 - 11/05 (terça-feira), às 19h, em Belo Horizonte (MG) - se necessário
Jogo 05 - 14/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF) - se necessário

(2º) Flamengo 0 x 1 Vivo/Franca (3º)
Jogo 01 - Franca 90 x 82 Flamengo, em Franca (SP)
Jogo 02 - 07/05 (sexta-feira), às 21h, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 03 - 08/05 (sábado), às 20h30, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 04 - 11/05 (terça-feira), às 21h, em Franca (SP) - se necessário
Jogo 05 - 14/05 (sexta-feira), às 21h, no Rio de Janeiro (RJ) - se necessário